quarta-feira, 4 de maio de 2011

Café com cardamomo

Esta ancestral receita de café é parte do um rito de hospitalidade entre os beduínos árabes e recebe uma das mais famosas especiarias afrodisíacas conhecidas no mundo.

O cardamomo é usado ha milênios na medicina indiana como um poderoso tônico para a saúde sexual, muito indicado para casos de impotência ou ejaculação precoce. Suas sementes são normalmente moídas e misturadas ao mel, podendo também ser fervidas ao leite, usadas em infusões como remédios e ou   nas mais diversas receitas, como tempero aromático, inclusive em pães e massas. Seu óleo essencial tem um efeito muito erótico e se mastigadas, suas sementes refrescam e perfumam a boca. Conta a lenda que a rainha Cleópatra tomava banhos com cardamomo, certamente para aumentar o seu poder de sedução.

Café com cardamomo

Para cada 300ml de café, coloque uma semente de cardamomo. 

Quem faz com coador, coloque a semente no recipiente (garrafa térmica, bule, etc.) que irá utilizar, antes do café.Se for utilizar cafeteira tipo Bialetti, coloque a semente junto com o café." (Fonte:  "Petit Chhef")

Café com cardamomo, cravo da índia e açafrão

Apenas uma pitada de açafrão, misturado a algumas sementinhas de cardamomo e 1 cravo da índia. 

Despeje o café sobre as sementes, espere alguns minutos e coe.

Granita
(Adaptada de Fine Living, retirada do site "Portal receitas culinárias")

-5 vagens de cardamomo
-500 ml de café pronto sem açúcar (eu uso 1 colher de sopa para cada 250 ml de água)
-1/2 lata de leite condensado (ajuste a gosto)
-canela em pó para decorar

1) Abra as vagens e triture as sementes.
2) Faça o café: ferva junto com a água as sementes do cardamomo. Ou coloque as sementes trituradas no filtro com o pó. Coe seu café normalmente. Acrescente o leite condensado ao café e bata com um mixer.
3) Coloque a mistura em uma vasilha de metal, leve ao freezer por cerca de 4 a 5 horas e de vez em quando lembre-se de raspá-la com um garfo ou colher bem resistente.
4) Quando estiver com uma consistência cremosa e cheia de cristais de gelo, está pronta! Raspe rapidamente com uma colher ou garfo e coloque em copinhos, polvilhe canela e use canudos ou uma colherzinha para saborear este capuccino geladinho!"

Para conhecer mais sobre os ritos de hospitalidade dos beduínos, leiam este interessantíssimo post no blog "My secret travels".

6 comentários:

  1. Primeira vez a experimentar, esmaguei um bago e adicionei-o à fervura da àgua do café - que delícia ficou. Muito aromático!

    ResponderExcluir
  2. Onde posso comprar pó de cardamomo sou da zona leste de SP.sao Matheus?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc encontra cardamomo em qq Mercado Municipal da cidade de São Paulo, nas àreas de mercearia.

      Excluir
  3. Faz anos que faço uso dessa especiaria, não sei tomar café sem cardamomo!!!

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma dúvida! Nas receitas do café com cardamomo percebo que muitas vezes se escreve 'sementes' mas se referem às bagas outras vezes quando mencionam sementes estão fazendo menção à semente propriamente dita. Costumo utilizar um coador tradicional de café em pó. Como devo proceder? Adiciono a baga ou a semente? Sem um triturador achei difícil amassar tanto uma quanto a outra. Um abraço!

    ResponderExcluir